|

'Corumbiara' é o Melhor Filme no Festival de Gramado

O prêmio mais esperado no 37º Festival de Gramado foi anunciado neste sábado, dia 15, pela atriz Daniela Escobar. Corumbiara ganhou o Kikito de Melhor Filme Brasileiro em longa-metragem, sob a direção de Vicent Carelli. Além do grande prêmio da noite, Carelli também ganhou como Melhor Diretor, empatando com Paulo Nascimento, de Em Teu Nome.

Corumbiara tem tema político, como definiu o próprio Carelli ao receber o Kikito. No filme, rodado em um período de 20 anos, o diretor e o indigenista Marcelo Santos descobrem supostos sobreviventes de uma massacre de índios isolados em Rondônia após uma jornada pela mata.

Além do grande vencedor, Vivianne Pasmanter foi eleita a Melhor Atriz do festival, com o filme Quase um Tango. O longa, filmado no Rio Grande do Sul, também recebeu o Kikito de Melhor Roteiro, revoltando alguns presentes.

Ao subir no palco, Vivianne disse que quer ver o filme ganhando "outro prêmio", que é o de ser exibido nos cinemas nacionais.

Na categoria de Melhor Ator, quem levou a melhor foi Leonardo Machado, por sua atuação em Em Teu Nome.

Marcos Palmeira (Quase um Tango...) e Dalton Vigh (Corpos Celestes) eram os nomes mais fortes concorrendo na categoria. Este ano, pelo menos, o júri surpreendeu ao premiar um ator desconhecido, para a sorte (ou azar) dos organizadores.

Para completar, Corpos Celestes ganhou com a Melhor Fotografia. O filme é de Marcos Jorge, mesmo diretor de Estômago, que divide a direção com Fernando Severo. Apesar da força com que veio para a mostra - era um dos favoritos ao Kikito antes de estrear -, o longa não agradou pelo fraco roteiro.

Diferenças
Este ano, para animar a cerimônia, o Festival de Gramado contou com esquetes humorísticas, mas as piadas de última hora fizeram poucos darem risadas.

A Teta Assustada, de Claudia Llosa, ganhou três prêmios na mostra de filmes estrangeiros (melhor atriz, direção e filme), mas nenhum representante estava presente para recebê-los.

A cerimônia de premiação teve apresentação de Márcio Kieling, Daniella Escobar, Vivianne Pasmanter e Marcos Palmeira, entre outros.

Fonte: Terra

Postado por Fabrício Marques no(a) domingo, 16 de agosto de 2009 às 15:43. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias