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Fiat terá de fazer recall do Stilo

O Ministério da Justiça vai multar a Fiat em R$ 3 milhões depois que um laudo do Denatran constatou que um defeito no conjunto do cubo da roda de algumas unidades do Stilo causou cerca de 30 acidentes. Em casos extremos, uma das rodas traseiras poderia se soltar com o carro em movimento.

Com veículos fabricados entre 2004 e 2008, 8 pessoas morreram em casos similares. Além da multa, o ministério pediu o recall imediato para os carros envolvidos.

Em comunicado oficial, a Fiat chama a decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de inusitada. Apesar disso, diz que cumprirá o recall e reitera que 'o carro não apresenta qualquer risco aos consumidores' e que vai recorrer da decisão 'nas esferas competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos'.

Confira o comunicado oficial na íntegra:

A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera, entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas.

Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará, de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do referido laudo e da decisão do DPDC.

A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre nortearam a conduta da empresa.

Postado por Fabrício Marques no(a) terça-feira, 9 de março de 2010 às 23:10. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

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