|

Prática de atividade física faz bem à saúde


Quatro estudos e um editorial deste de dezembro de 2009 da revista “Archives of Internal Medicine”, conceituada publicação da área médica, indicam que a prática de atividade física regular, como a corrida, faz muito bem à saúde e traz muitos benefícios aos sistemas respiratório e cardiovascular, fortalecem os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso, entre outros benefícios. Um dos artigos mostra que o hábito de se exercitar pode proteger a pessoa contra o câncer colorretal; outro diz que malhar é bom para os rins. Os dois outros estudos dizem que a atividade física controla o peso e reduz a mortalidade.



De acordo com os autores dos estudos, o exercício reduz a chance de doentes com câncer colorretal terem metástase e as complicações ou perda da função renal em idosos. Além disso, manter-se fisicamente ativo desde cedo é uma boa maneira de estimular a inteligência. Foi o que concuíram os cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, quando analisaram dados de um milhão de homens nascidos entre 1950 a 1976, alistados no serviço militar do país aos 18 anos. A amostra incluiu 3.147 pares de gêmeos, dos quais 1.432 eram idênticos. De acordo com os cientistas, aqueles com melhor capacidade cardiovascular apresentaram melhor desempenho em testes cognitivos e no rendimento acadêmico mais tarde. A pesquisa sugere a promoção de atividades físicas como estratégia de saúde pública para potencializar desempenhos educacionais e prevenir doenças.

A atividade física é recomendada para pessoas de todas as idades, mas especialistas em medicina do exercício recomendam que para obter benefícios disso é necessário saber a quantidade e a intensidade de exercício de acordo com a condição clínica que a pessoa pretende aprimorar ou tratar. Eles dizem que, por exemplo, para prevenir quedas e manter a saúde mental ou dos ossos, apenas vinte minutos de caminhada cinco vezes por semana já produzem resultados. para se proteger de doenças cardíacas e câncer, assim como para controlar e reduzir peso, é preciso, pelo menos, o dobro dessa atividade. Para quem tem 40 e 60 anos, eles recomendam 150 minutos semanais de caminhada a passos rápidos ou 75 minutos semanais de corrida em ritmo leve proporcionam muitos benefícios para a saúde

Postado por Unknown no(a) domingo, 14 de março de 2010 às 08:58. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias