|

Morre Mama Sisulu, símbolo da resistência negra

Morreu nessa quinta-feira (2), aos 92 anos, Albertina Sisulu, um dos ícones do movimento sul-africano anti-apartheid, e forte integrante da Liga das Mulheres ANC.



Viúva de Walter Sisulu, ex-secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC) e um dos mestres do presidente Nelson Mandela, Albertina envolveu-se com o movimento de resistência ao apartheid depois de casar-se, em 1944. Enfermeira formada pelo “Hospital dos Não-Brancos”, passou parte de sua vida auxiliando bairros negros carentes das periferias sul-africanas. Foi condenada à prisão domiciliar e cumpriu bons meses na cadeia, enquanto Walter eraconfinado na ilha Robben, junto com Mandela, onde ficaria preso por 25 anos.

Em 1987, em Soweto, bairro negro localizado ao sudoeste de Johanesburgo, Mama Sisulu eternizou o papel das mulheres na resistência: “As mulheres são as pessoas que irão nos libertar de toda essa opressão e depressão. O movimento que está acontecendo agora em Soweto está vivo por causa das mulheres. São elas que estão nas ruas educando as pessoas para que se levantem e protejam umas às outras’.




Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 2 de junho de 2011 às 23:56. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias