Ceará confirma 11 casos de gripe suína no interior
Tweetar
O Ceará está passando por um momento de suspense, diante dos 11 casos confirmados e 70 notificados, sobre a gripe A (H1N1), principalmente, na cidade de Pedra Branca, a 262 km de Fortaleza.
Vírus H1N1 |
Segundo a secretária de Saúde do Município, Tânia Parente, os casos surgiram no início da semana, em alunos da Escola Estadual Profissionalizante Antônio Rodrigues de Oliveira.
A secretária informou que retornava de uma reunião na Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para Pedra Branca. Além da adoção de medidas de emergência, levava o medicamento Tamiflu, usado no tratamento da gripe, para os doentes. Apesar de 100% da população ter sido vacinada contra o Influenza, será feita uma nova imunização.
A vacina foi solicitada ao Ministério da Saúde. Não existe estoque no Ceará. Tânia disse ainda que a equipe do médico infectologista do Estado, Anastácio Queiroz, visitou Pedra Branca e constatou preliminarmente tratar-se de casos considerados menos graves da gripe.
Mesmo com a paralisação das aulas na Escola Profissionalizante e com o reforço no atendimento do Hospital Municipal São Sebastião, a população está em pânico. De acordo com o gerente das Farmácias Progresso, Helder Inácio da Silva, o estoque de máscaras existentes nas sete farmácias da cidade acabou na manhã de ontem, 26.
A procura aumentou quando os casos foram confirmados. Pelos cálculos dele, foram vendidas 200 unidades. Além de o número de protetores de respiração ser insuficiente, eles têm poder de isolamento de pouco mais de duas horas.
As informações são do Diário do Nordeste.
Veja ainda:
- Saiba mais sobre a gripe suína.