|

Engenheiro brasileiro projeta miniaviões para detectar carros roubados

O engenheiro Wanderley Abreu Júnior está fazendo testes oficiais de seu veículo aéreo não tripulado (Vant), com 1,60m de envergadura (de uma ponta da asa a outra) e apenas 750g. Essas miniaturas são dotadas de câmeras e sensores infravermelhos, que as transformam em robôs de vigilância e monitoramento de trânsito.

Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a Inglaterra planeja utilizar de Vants para patrulhar bancos, motoristas com comportamento antissocial e manifestantes; esse também é o objetivo do brasileiro.

O software do equipamento é preparado para identificar a placa de um carro roubado e fornecer sua localização à polícia. O projeto do brasileiro possui como grande diferencial em relação aos modelos fabricados em outros países, o custo. O modelo menor custará algo em torno de R$25 mil e o maior por cerca de 1,2 milhão, bem aquém dos U$$ 10 milhões do caça Reaper, dos Estados Unidos.

Fonte: Revista Galileu nº 246 (pág 08 a 10).

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 27 de dezembro de 2011 às 07:37. Categoria: , , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias