|

Sexo libera substância química que reduz procura pelo álcool

Segundo pesquisa divulgada pela "Science", o álcool é uma saída, ou pelo menos um consolo, para a dor de cotovelo em uma espécie de moscas.

A experiência que chegou a essa conclusão foi feita nos laboratórios da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA. As moscas macho foram separadas em dois grupos – um deles foi colocado ao lado de fêmeas virgens, que permitem a cópula, e o outro teve contato com fêmeas arredias. Depois, os insetos puderam optar entre dois tipos de alimentos – com ou sem álcool.

Mosca macho tenta copular com uma fêmea,
sem sucesso (Foto: Science/AAAS)
Foi quando os cientistas descobriram que as moscas rejeitadas gostam da bebida alcoólica – bem mais do que as que conseguiram sexo. Acontece que o sexo eleva o nível de uma substância chamada “neuropeptídeo F”, ligada ao chamado sistema de recompensa do cérebro. Quanto menor esse nível, maior a chance de que a mosca consuma álcool. 

Como se trata de uma relação química, a descoberta pode ser desenvolvida a ponto de explicar mecanismos do alcoolismo em humanos. A pesquisa foi divulgada pela “Science”, uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo.

Postado por Unknown no(a) quinta-feira, 15 de março de 2012 às 23:41. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias