|

Turismo: Parque da Serra da Capivara recebe 20 mil turistas por mês

A riqueza arqueológica do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, é vultosa e a cada ano surgem novas descobertas feitas pelos arqueólogos e paleontólogos que pesquisam os vestígios dos primeiros homens americanos no sudeste do Piauí. O paleontólogo Elver Mayer, pesquisados da Fundham (Fundação Museu do Homem Americano), afirma que foram encontrados mais de 10 mil fósseis de animais de grane porte na Lagoa dos Porcos, em São Lourenço do Piauí . 
Serra da Capivara, PI

A arqueóloga Niède Guidon, responsável pelas primeiras pesquisas e mentora da criação do Parque Nacional Serra da Capivara, afirmou que foram descobertas pinturas rupestres no Baixão das Andorinhas, em São Raimundo Nonato. A descoberta foi feira durante a prática de rapel no Baixão das Andorinhas e as pinturas rupestres precisam ainda ser estudadas. “São diferentes das que encontramos até agora no Parque Nacional Serra da Capivara e uma das pinturas é a de um homem com algumas coisas penduradas nos braços”, falou Niède Guidon. “As pesquisas vão muito bem. 

Nós continuamos descobrindo novos sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Temos um acervo paleontológico que não tem igual e apenas em uma lagoa nós tiramos mais de 9 mil fósseis. É uma quantidade imensa e nós estamos na Fundação Museu do Homem Americano com laboratórios que nem a USP (Universidade de São Paulo) tem iguais”, afirmou Guidon. Segundo ela, as pinturas descobertas são de seres humanos e animais. “São pinturas muito bonitas e diferentes com a de um ser humano com coisas penduradas nos braços, mas são coisas muito novas e ainda não fizemos o estudo desde sítio arqueológico”, declarou Niède Guidon. 

 As pinturas Tem pigmentos nas cores vermelha, marrom e preta e estão em uma escarpa de difícil acesso.

As informações são do portal Meio Norte.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 4 de março de 2012 às 15:48. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias