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Aviação: cada vez menos, brasileiros comandam as companhias aéreas "nacionais".

As companhias aéreas do país, que transportaram mais de 90 milhões de passageiros em 2013, estão cada vez mais nas mãos de estrangeiros. As duas únicas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BMF&Bovespa), TAM, representada desde o segundo semestre do ano passado pela Latam, e Gol, são vistas como estrangeiras pelos analistas de mercado, ainda que o controle societário esteja, formalmente, em mãos de sócios nacionais. Para o governo, essa crescente influência externa é a justificativa para se negar a dar qualquer ajuda ao setor.

No  comando da líder do mercado doméstico, a TAM, o idioma predominante é o espanhol dos seus sócios chilenos, conforme fontes próximas de sua diretoria.

O  investimento de US$ 100 milhões na vice-líder Gol, anunciado pela Air France-KLM em 20 de fevereiro, também reforça a análise. A empresa franco-holandesa adquiriu por US$ 52 milhões uma fatia de 1,5% do capital da brasileira, que já tem a americana Delta Airlines entre seus principais sócios. 

Sem esclarecer como ficará sua nova configuração acionária, a Gol ressaltou que os US$ 48 milhões aplicados diretamente pela Air France-KLM se destinarão ao desenvolvimento de operações conjuntas. Esse plano, contudo, ainda requer a análise dos órgãos competentes.

Enquanto isso, sinais sutis de internacionalização já são percebidos pelos usuários mais frequentes da companhia, sobretudo no atendimento e na identificação visual.

Veja matéria completa no site do Estado de Minas.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) segunda-feira, 3 de março de 2014 às 08:52. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

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