|

Amaranto ganha espaço no Cerrado brasileiro




De origem andina, o amaranto, ou feijão-dos-Andes é uma leguminosa cujo plantio vem aumentando no Cerrado brasileiro. Com auxílio da Embrapa Cerrados, a variedade BRS Alegrias apresentou bons resultados em pleno Cerrado e os agricultores não têm do que se queixar: vendem o 1kg de grãos a R$9,00 e, em São Paulo, o valor é de 10 vezes mais.

A produção brasileira está em torno de 8 toneladas/ano e o consumo é de 15 a 20 toneladas/ano.

Uma curiosidade é que a produtividade brasileira, em torno de 3 toneladas/ha, supera à dos grandes produtores (Peru e Bolívia), em que é de 2,5 toneladas/ha.


O amaranto tem grande valor nutricional, o que explica seu interesse pela classe social mais abastada. As sementes são 15% mais ricas em cálcio, fósforo, zinco e proteínas que o feijão. Também foi comprovado que o amaranto possui maior quantidade de esqualeno - uma substância com ação antioxidante do grupo dos isoprenoides - que os peixes.Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e fortalecimento da membrana celular, auxiliando na melhora do sistema imunológico devido à proteção das células.
Comercializado em flocos naturais – com forma e consistência similares às da aveia -, o amaranto pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados

O plantio ideal é feito após a estação chuvosa. Já o plantio de inverno é aquele que oferece maior rentabilidade.




Postado por EVANDRO MARQUES no(a) segunda-feira, 25 de julho de 2011 às 06:54. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias