|

Fortaleza apresenta vários casos de calazar em cães

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Fortaleza, está realizando um novo exame para diagnosticar e identificar casos de calazar em cães. Até o último dia 31 de novembro, foram detectados 4.784 casos positivos de um universo de 107.829 exames realizados. Na cidade, as áreas de maior prevalência da Leishmaniose Visceral Canina estão nas Secretarias Executivas Regionais (SER) IV e VI.

Feridas típicas do calazar em cães
Já as ocorrências confirmadas em humanos não aconteceram neste dois últimos meses de 2011. O novo método de exame é conhecido como Elisa ou Ensaio Imunoenzimático e está sendo oferecido gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nos fins de semana e feriados. A coleta das amostras é feita no Centro de Zoonoses e em mais dez pontos fixos, em todas as Regionais.

A realização do Elisa é uma recomendação do Ministério da Saúde, prevista no Programa de Controle da Leishmaniose Visceral Canina (calazar). O exame traz maior rapidez, precisão e confiabilidade nos resultados. Antes, o CCZ realizava o diagnóstico por meio do teste conhecido como Rifi ou Imunofluorescência Indireta.

O calazar, também conhecido como leishmaniose visceral, é uma protozoose que pode acometer o ser humano. A contaminação ocorre pela picada do mosquito palha contaminado, e o cachorro é um reservatório natural do parasita.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sábado, 17 de dezembro de 2011 às 17:38. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias