|

Espécie de tartaruga considera extinta reaparece em Galápagos

Uma espécie rara de tartaruga gigante das ilhas Galápagos, no Equador, que se julgava extinta há mais de 150 anos, reapareceu em muito pequeno número. A descoberta foi realizada por um grupo de investigadores da Universidade de Yale que chegou a esta conclusão depois de ter reencontrado a marca genética da tartaruga Chelonoidis elephantopus no ADN dos seus descendentes híbridos. Os cientistas norte-americanos detetaram os traços genéticos desta espécie no ADN de onze tartarugas de outra espécie, a Chelonoidis becki, que habita na ilha de Isabela, a maior do arquipélago das Galápagos.
Descendente híbrido da C. elephantous

Originalmente, a Chelonoidis elephantopus encontrava-se apenas numa outra ilha das Galápagos, a Floreana, tendo sido dada como extinta pouco depois da viagem do naturalista britânico Charles Darwin ao arquipélago, em 1835. “Pelo que sabemos, é a primeira vez que se redescobre uma espécie animal extinta”, afirmou Ryan Garrick, da Universidade de Yale, e um dos coautores do estudo publicado na revista Current Biology.
As tartarugas das Galápagos ficaram célebres por terem inspirado Charles Darwin na teoria da evolução das espécies pela seleção natural. Os répteis podem pesar perto de 400 quilos, medir mais de 1,80 metros de comprimento e viver mais de cem anos.
Atualmente, alguns exemplares das 13 espécies de tartarugas das Galápagos estão em risco de extinção.

De acordo com os investigadores norte-americanos, o transporte de tartarugas de uma ilha para outra das Galápagos, por parte de piratas e baleeiros, não era raro no século XIX.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 10 de janeiro de 2012 às 13:53. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias