|

Biologia: Homem de Neanderthal era tão inteligente quanto o Homo sapiens

Os cientistas sempre acreditaram que o desaparecimento da espécie Homo neanderthalensis teria ocorrido por falta de inteligência. Contudo, um estudo realizado pelo antropólogo Michael Barton, da Universidade Estadual do Arizona, sugere que os  neandertais podem ter desaparecido exatamente porque eram tão inteligentes quanto os outros hominídeos modernos. A conclusão foi obtida através da análise da cultura material - ferramentas e adornos - dos neandertais.
Homo neanderthalensis
Quando o Homo sapiens saiu da África e começou a ocupar o mesmo espaço dos neandertais, ficou impressionado com a competência técnica e inteligência deles. O resultado foi uma  hibridização. Como a população de Homo sapiens era muito maior, segundo simulações de computador, os traços dos neandertais foram diluindo na população, até que depois de várias gerações, só sobraram Homo sapiens.

As informações são da Revista SuperInteressante, n.300, jan 2012. 

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 às 10:31. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias