|

Você conhece o mirtilo? Saiba mais sobre essa frutinha.

A planta é originária da América do Norte e os frutos possuem sabores que oscilam entre o levemente doce, ácido e amargo, os mirtilos são estrelas nutritivas, explodindo em nutrição e sabor ao mesmo tempo que têm baixas calorias. Os mirtilos são os frutos de um arbusto que pertence à família Ericaceae, da mesma família botânica do da uva-do-monte, da azálea e do loureiro.

Os mirtilos crescem em cachos e variam em tamanho desde o equivalente a uma pequena ervilha até ao do berlinde. Têm uma cor intensa que oscila entre o azul, o marrom e o preto-roxo e incluem macias flores branco-cinza que cobrem a superfície das bagas e servem de camada protetora. A pele rodeia um tegumento semi-transparente que envolve pequenas sementes. Os mirtilos cultivados são tipicamente doces enquanto os selvagens têm um sabor mais ácido e amargo.

A fruta é rica em vitamina C, vitamina E, magnésio e fibras.  Possui baixo valor energético (57 kcal/100g de frutos).

Propriedades do mirtilo:
- Anti-envelhecimento: combate os radicais livres;
- Vaso Dilatador: melhora a circulação sanguínea, indicado para casos de varizes, hemorróidas e outros problemas circulatórios;
- Anti-inflamatório: indicado no tratamento de edemas, artrites e artroses;
- Rico em Resveratrol (Polifenóis) e Antocianinas: previne infartes e males cardíacos; câncer ; infecções urinárias, de laringe e de boca; formação de Glaucomas, vista cansada e cegueira noturna;
- Reduz a Taxa de Açúcar no Sangue: indicado para diabéticos;

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 8 de janeiro de 2012 às 09:00. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias