|

Caos em SP: greve de ônibus afeta pelo menos 5 cidades.

A situação é desesperadora na grande São Paulo para quem depende do transporte por ônibus, em decorrência da greve de motoristas e de cobradores.
Na cidade de Itapecerica da Serra, a greve foi encerrada às 13h desta quinta-feira, 22.
Caos nas estações no metrô devido à falta de ônibus
Contudo, em Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Paranaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Cotia e Vargem Grande, ainda há limitações na circulação de coletivos.
Ontem, 21, a greve de motoristas e cobradores fechou 12 garagens de ônibus nas zonas sul e oeste de São Paulo, de acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte). São elas: Viação Sambaíba, Gato Preto, Via Sul, Santa Brigida, Vip Transportes e Campo Belo.

Agora há pouco, uma audiência de conciliação na Justiça do Trabalho entre o sindicato das empresas de ônibus de São Paulo e o sindicato dos motoristas e cobradores terminou sem acordo. 
 A reunião ocorreu após o sindicato patronal acionar a Justiça sobre a greve que parou a cidade, pedindo que fosse julgada a legalidade do movimento. As empresas dizem que a greve é ilegal porque não respeitou a legislação sobre o tema, como aviso prévio e votação em assembleia. O sindicato dos funcionários apresentou defesa dizendo que não organizou a greve, que foi feita de surpresa por motoristas dissidentes que não ficaram satisfeitos com o acordo de reajuste salarial aprovado pelo sindicato. 

O acordo, que prevê reajuste de 10% retroativo a 1º de maio, foi aprovado em assembleia da categoria na segunda (19). Nos dias seguintes, porém, motoristas descontentes usaram ônibus para bloquear terminais e corredores e impedir a operação do sistema. 

A desembargadora Rilma Hemetério, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), disse que a representação oficial dos trabalhadores é o sindicato, e que não há como incluir um grupo dissidente no processo. Ela deu prazo de 24 horas para que o sindicato patronal se posicione sobre a defesa dos motoristas.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 22 de maio de 2014 às 17:59. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias