Turismo: Palmas (TO) completa 25 anos.
Tweetar
A cidade de Palmas, a mais nova capital brasileira, completa 25 anos hoje (20/05). Erguida em 1989, entre cerrados e cachoeiras, a cidade está entre as primeiras cidades turísticas da região Norte do País, eleita pelo Ministério do Turismo, como um dos 65 Destinos Indutores do Brasil.
A região gera oportunidades de desenvolvimento aos palmenses.
De acordo com o último censo do IBGE, a cidade, possui uma população com 242.070 habitantes, que cresce a cada ano. O Produto Interno Bruto (PIB) da capital tocantinense cresceu o triplo da média nacional de 2000 a 2011, alavancado principalmente pelos setores de serviço e comércio. Além disso, Palmas atrai turistas, pela organização tática da cidade e belezas naturais.
A cidade foi planejada como um cinturão verde – possui Avenidas largas, rotatórias ajardinadas e áreas verdes estratégicas, além de parques urbanos.
A cidade é considerada centro para empreiteiros e ecoturistas, pois é dotada de exuberantes paisagens naturais. A apenas 30 quilômetros do centro de Palmas, o distrito de Taquaruçu é um convite para quem procura o clima serrano. São mais de 80 cachoeiras com estrutura adequada para receber visitantes. Taquaruçu é bastante procurada pelos praticantes de esportes radicais, como rapel.
O lago de Palmas, formado pela construção da usina Luis Eduardo Magalhães, oferece uma gama extraordinária de esporte a serem praticados. Entre os mais apreciados estão a pesca esportiva, a natação, canoagem e o stand up paddle.
Na gastronomia, pratos exóticos predominam na culinária da capital mais nova do Brasil. Em Taquaruçu, onde acontece anualmente, o Festival de Gastronomia, ingredientes como buriti e a pamonha são adicionados às receitas.
As informações são do Portal Amazônia.