|

Bebida: Ministério da Agricultura encontra antibióticos em vinhos gaúchos.

Foi identificada a presença de antibióticos em vinhos de mesa produzidos no Rio Grande do Sul. O fato foi constatado em amostras coletadas no ano passado, em uma operação conjunta entre o Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura. 

A principal substância encontrada é a natamicina, um tipo de conservante cuja utilização é permitida no fabrico de queijos e embutidos. O antibiótico é utilizado em vinhos e espumantes suaves e em sucos de uva que, por serem mais doces, oferecem melhores condições à reprodução bacteriana.

Em nota, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) alegou desconhecer "formalmente esse tipo de problema", e destacou que cabe aos órgãos responsáveis "investigar, punir os responsáveis e orientar o setor a fim de não prejudicar a reputação da cadeia produtiva".

A União Europeia proíbe o uso da natamicina e, recentemente, a Alemanha refugou vários rótulos de vinhos argentinos e sul-africanos que continham a substância. 

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 1 de maio de 2014 às 18:40. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias